Douro / Quinta dos Murças

Assobio Branco

2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013

Tinto Branco Rosé

Conceito do Vinho

Respeitando a tradição vitivinícola da mais antiga região demarcada do mundo, são vinhos produzidos com base nas suas variedades autóctones, concebidos para expressar o aroma vibrante destas castas e mostrar o seu potencial para fazer vinhos equilibrados e de grande aptidão gastronómica.

Agricultura

Produção Integrada (certificado)

O Inverno foi frio e seco, seguido de uma Primavera quente mas também seca. As temperaturas do início do Verão, mais baixas do que o habitual, acabaram por acelerar a maturação das uvas brancas, que se apresentaram em óptimo estado sanitário e com boa acidez, durante toda a vindima.

Castas

Arinto, Verdelho, Gouveio, Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho

Vinificação / Estágio

Colheita manual, mesa de selecção, prensagem pneumática, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (12.ºC a 14.ºC), estágio sobre as borras finas.

Mais Informações

DOURO – ALTITUDE – FRESCURA

Junto a um dos limites da Quinta dos Murças, encontramos encostas íngremes formando um vale. Neste local, de orientação maioritariamente a Norte, mais protegido do sol, quando o vento passa ouvimo-lo assobiar.

É de vinhas como as que ali se encontram, de parcelas com características únicas, a cotas mais elevadas, que provém o Assobio.

Fruto das castas mais tradicionais da região, os nossos Assobios tinto, branco e rosé, frescos e versáteis, são vinhos com grande aptidão gastronómica.

Enólogos

José Luis Moreira da Silva e David Baverstock

Cor

Aspecto límpido, com reflexos esverdeados.

Aroma

Cítrico e tropical, com notas de limas e leve maracujá.

Paladar

Muito fresco e elegante. Acidez presente que, em conjunto com o seu corpo e volume, conferem um final persistente, dominado por notas cítricas.

Formatos

750 ml

Engarrafamento

Março de 2016

Álcool/Volume

13.5 %

Acidez Total

5.8 g/l

pH

3

Açúcar Redutor / Baumé

0.7 g/l