2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013
Respeitando a tradição vitivinícola da mais antiga região demarcada do mundo, são vinhos produzidos com base nas suas variedades autóctones. Versáteis e gastronómicos, expressam o lado mais fresco do Douro.
Mais um ano quente, com temperaturas no inverno amenas e acima da média mas com elevada precipitação. Também a primavera foi quente o que levou a que o ciclo das vinhas se adiantasse aproximadamente 10 dias. Por isso, no Verão, com reservas de água no solo, as maturações andaram bem e as vinhas ficaram prontas muito rapidamente. Vindimamos as primeiras uvas para o Assobio rosé dia 30 de Agosto, com ótimo equilíbrio.
GEOLOGIA DO SOLO
Xisto
Vindima manual, mesa de seleção, prensagem pneumática, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (14ºC a 16ºC).
Em cubas de inox.
DOURO – ALTITUDE – FRESCURA
Junto a um dos limites da Quinta dos Murças, encontramos encostas íngremes formando um vale. Neste local, de orientação maioritariamente a Norte, mais protegido do sol, quando o vento passa ouvimo-lo assobiar.
É de vinhas como as que ali se encontram, de parcelas com características únicas, a cotas mais elevadas, que provém o Assobio.
Fruto das castas mais tradicionais da região, os nossos Assobios tinto, branco e rosé, frescos e versáteis, são vinhos com grande aptidão gastronómica.
Lourenço Charters
Rosa , cor aberta, com reflexos vermelhos pouco intensos.
Elegante, onde sobressaem os frutos vermelhos frescos, em conjunto com alguns aromas vegetais que lhe conferem maior frescura.
Delicado, elegante, com boa acidez, possui um final fresco e persistente.