Ingredientes (rende 20-25)
- PARA OS CROQUETES:
- 650-700 gr carne de borrego em cubos
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Azeite q.b.
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta q.b.
- 75 ml de vinho branco
- 35 gr de manteiga
- 50 gr de farinha
- 250-300 ml de caldo de cozedura da carne
- Noz-moscada q.b.
- Ovo batido
- Pão ralado q.b.
PARA ACOMPANHAR:
- - molho de mostarda
- - tábua de queijos
- - salada de tomate coração de boi com orégãos e cebola
- - azeitonas e pão alentejano
Preparação
Num tacho colocar um fio generoso de azeite, a cebola e alho picados, deixando refogar até amolecer. Juntar a folha de louro e a carne, e selar. Juntar o vinho branco, sal e pimenta e água quente só até cobrir a carne. Deixar cozer em lume brando, até a carne ficar bem tenra (se necessário juntar mais água durante a cozedura).
Colocar a carne escorrida num processador e triturar só até ficar em fios. À parte triturar o caldo de cozedura da carne e reservar 250 a 300 ml. Num tacho colocar a manteiga a derreter, juntar depois a farinha e mexer bem com um fouet para não ficar em grumos, e adicionar o caldo aos poucos sempre a mexer e até engrossar. Ralar um pouco de noz-moscada e mexer bem. Juntar este molho cremoso à carne e envolver bem.
Colocar este preparado dos croquetes no frio até arrefecer completamente.
Com as mãos formar bolinhas de carne, que se passam por pão ralado, ovo batido e novamente por pão ralado (nesta fase poderá congelar os croquetes). Fritar em óleo quente, escorrer sobre papel absorvente e servir acompanhado de molho de mostarda, salada de tomate, azeitonas, pão e queijo, e um bom vinho tinto Esporão.
Bom Apetite!