2019 2016 2014 2013 2012 2011 2009 2008 2007
O Esporão Private Selection é a nossa concepção de um vinho de garrafeira tinto clássico do Alentejo: intenso e rico no nariz, mas sem exageros, equilibrado na boca, porém com bom potencial de guarda.
Este ano, desafiámos a artista plástica Joana Vasconcelos a ilustrar o rótulo.
2011, Wine Enthusiast – 93 pontos
2011, Wine & Spirits – 91 pontos
2010, International Wine Challenge – Ouro
Produção Integrada (certificado)
2007 é um dos melhores anos da década e ficou caracterizado por uma Primavera muito fresca, o que permitiu uma evolução lenta e gradual da maturação das uvas. A colheita decorreu com temperaturas amenas, resultando num melhor desenvolvimento dos aromas e sabores.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza granítica de transição para xistosa, estrutura franco-argilosa.
IDADE DAS VINHAS
20 anos
Colheita em separado de cada casta, selecção de cachos em mesa de escolha, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com temperaturas controladas em pequenos lagares com pisa-a-pé (22ºC a 25ºC), prensagem, seguindo-se a fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês.
18 meses em barricas de carvalho francês, seguido de mais 18 meses em garrafa.
Private Selection tinto:
Ao longo do tempo, temos vindo aprofundar o conhecimento sobre os nossos territórios no Alentejo. Compreendemos melhor o seu potencial e tiramos partido da singularidade das nossas vinhas para produzir os melhores vinhos, ao ritmo da natureza. Este conhecimento materializa-se no Private Selection tinto que combina a intensidade da Herdade do Esporão, à textura da Herdade dos Perdigões com a vitalidade da altitude de Lavradores em Portalegre. Cada vinha é vinificada e estagiou em separado, de acordo com o perfil de cada casta, resultando num vinho completo, com textura, intensidade e vitalidade, que reflecte a diversidade e riqueza dos territórios do Esporão, no Alentejo e que em anos excepcionais dá origem ao Torre do Esporão.
Private Selection branco:
O Esporão Private Selection branco foi lançado em 2001, com o nome “Garrafeira”. A vontade de fazer um vinho branco diferenciador, que desafiasse o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo, levou o enólogo David Baverstock a trazer a casta Sémillon, da Austrália para a nossa Herdade dos Perdigões. Esta casta de origem francesa, é icónica na região de Barrosa Valley, na Austrália, onde cresce num clima semelhante ao do Alentejo.
Plantada em solos de origem granítica, argilosos e profundos, na vinha da Palmeiras adaptou-se bem aos nossos solos e calor alentejano. É desta vinha que nasce o Private Selection Branco.
Todos os anos convidamos um artista para ilustrar os seus rótulos, aliando a cultura portuguesa da produção de vinhos à arte.
David Baverstock e Luís Patrão
Cor granada profunda e quase opaca.
Frutos do bosque, envolvidos em subtis notas de aromas balsâmicos, especiarias e ligeiro tostado.
Sugere fruta densa, textura sedosa e com os taninos robustos, fundidos num longo e persistente fim de boca.