Quinta dos Murças Minas provém de vinhas plantadas numa encosta entre os 110 e os 300 metros de altitude. Estas vinhas, orientadas a Sul, mais expostas ao sol, produzem uvas com maior concentração. Nestas mesmas encostas existem várias minas de água, que vão refrescando o ambiente e permitindo um equilíbrio entre a maior maturação e a frescura tão característica de Murças.
Colheita 2015
Mundus Vini – Ouro
Wine&Spirits – 90 Pts
Colheita 2016
Wine Enthusiast – 90 Pts
Mundus Vini – Ouro
Colheita 2017
Wine Enthusiast – 91 Pts
Foi mais um ano atípico no Douro. O Inverno foi frio e seco, a Primavera fria e muito chuvosa e o Verão, numa primeira fase, frio e chuvoso e numa segunda fase, quente e extremamente seco marcado pelos efeitos de escaldão e desidratação do inicio de Agosto. Esta instabilidade climática teve um impacto significativo na diminuição da produção. A maturação aconteceu mais tarde que o habitual, e por isso, vindimamos esta parcela no ida 17 de Setembro. As uvas apresentavam uma boa acidez que se traduziu em vinhos frescos, aromáticos e elegantes.
GEOLOGIA DO SOLO
Xisto
IDADE DAS VINHAS
As mais antigas foram plantadas em 1987 e as mais recentes em 2011
Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com leveduras indígenas a temperaturas controladas (25º a 28ºC) em lagares de granito com recurso a pisa a pé e prensagem numa antiga prensa vertical.
Em cubas de betão e em barricas de carvalho francês usado, durante cerca de 9 meses.
David Baverstock e José Luís Moreira da Silva
Intensa, com laivos violeta.
Exuberante e concentrado onde dominam os frutos vermelhos e pretos maduros, alguns aromas florais e aromas balsâmicos, como a esteva.
Dominado pela frescura e vivacidade, possui taninos firmes e maduros, com uma acidez bem envolvida. Termina longo e persistente, sobressaindo o equilíbrio entre a sua frescura e maturação.