2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010
Este vinho desafia o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo.
A sua personalidade e complexidade resultam das condições climatéricas, da selecção das melhores uvas do nosso terroir e da criatividade dos enólogos.
Este ano, desafiámos o artista plástico Rui Sanches a ilustrar o rótulo.
2012, Concour Mondial Bruxelles – Silver
2011, Essência do Vinho – 17 pontos
Produção Integrada (certificado)
A colheita de 2010 caracterizou-se pela Primavera chuvosa, seguida de um Verão longo e temperado. As temperaturas amenas permitiram a maturação ideal e consistente das uvas.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza granítica/xistosa, estrutura franco-argilosa.
IDADE DAS VINAS
12 anos
Prensagem dos cachos inteiros, decantação de mostos, fermentação com temperaturas controladas em barricas novas de carvalho francês.
6 meses sur lie com batonnage.
Private Selection tinto:
Ao longo do tempo, temos vindo aprofundar o conhecimento sobre os nossos territórios no Alentejo. Compreendemos melhor o seu potencial e tiramos partido da singularidade das nossas vinhas para produzir os melhores vinhos, ao ritmo da natureza. Este conhecimento materializa-se no Private Selection tinto que combina a intensidade da Herdade do Esporão, à textura da Herdade dos Perdigões com a vitalidade da altitude de Lavradores em Portalegre. Cada vinha é vinificada e estagiou em separado, de acordo com o perfil de cada casta, resultando num vinho completo, com textura, intensidade e vitalidade, que reflecte a diversidade e riqueza dos territórios do Esporão, no Alentejo e que em anos excepcionais dá origem ao Torre do Esporão.
Private Selection branco:
O Esporão Private Selection branco foi lançado em 2001, com o nome “Garrafeira”. A vontade de fazer um vinho branco diferenciador, que desafiasse o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo, levou o enólogo David Baverstock a trazer a casta Sémillon, da Austrália para a nossa Herdade dos Perdigões. Esta casta de origem francesa, é icónica na região de Barrosa Valley, na Austrália, onde cresce num clima semelhante ao do Alentejo.
Plantada em solos de origem granítica, argilosos e profundos, na vinha da Palmeiras adaptou-se bem aos nossos solos e calor alentejano. É desta vinha que nasce o Private Selection Branco.
Todos os anos convidamos um artista para ilustrar os seus rótulos, aliando a cultura portuguesa da produção de vinhos à arte.
David Baverstock e Sandra Alves
Aspecto cristalino, cor palha.
Notas de papaia e goiaba combinadas com os apontamentos da tosta da madeira de carvalho.
Vinho complexo, cremoso e elegante, com bom equilíbrio e persistência na boca.