2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008
O primeiro vinho feito pelo Esporão em 1985. Obtido a partir de uvas da Herdade do Esporão, mostra a consistência e o caracter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo. Rótulo ilustrado por Albuquerque Mendes.
A Primavera teve temperaturas mais baixas e com maior humidade do que em anos anteriores – condições climatéricas ideais para as doenças fúngicas nas videiras, implicando um cuidado acrescido nas vinhas para evitar os ataques de míldio. As temperaturas mais frescas nesta altura do ano proporcionaram um período de crescimento vegetativo mais longo e, apesar do calor que se fez sentir a partir de Julho, o início da vindima aconteceu cerca de 10 dias mais tarde do que o habitual. O tempo quente continuou ao longo da colheita, a qualidade da fruta foi excelente e, apesar do calor, os níveis de açúcar permaneceram moderados, com a acidez um pouco mais baixa do que o normal.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza granítica de transição paraxistosa, estrutura franco-argilosa.
IDADE DAS VINHAS
17 anos
Colheita em separado de cada casta, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cubas de inox, cubas de betão e pequenos lagares de mármore, com temperaturas controladas, prensagem, seguindo-se a fermentação maloláctica em cuba de inox.
12 meses em barricas de carvalho americano (60%) e francês (40%) Após o engarrafamento seguiram-se mais 8 meses de estágio em garrafa.
O Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pelo Esporão, em 1985. Nasceu da nossa vontade de produzir os melhores vinhos no Alentejo. Ao longo dos anos, foi um vinho que nos levou a inovar, a crescer, a olhar para a nossa origem, a preocupar-nos com a natureza e a ver mais além. Adoptámos práticas agrícolas sustentáveis, mais recentemente convertemos todas as nossas vinhas para agricultura biológica, construímos novas adegas e viajámos para outros mercados, levando o Alentejo e Portugal para o mundo.
A arte acompanha o Esporão Reserva desde o primeiro momento.
Todos os anos convidamos um novo artista a ilustrar os nossos rótulos e cada obra conta uma história que se completa no seu interior.
David Baverstock e Sandra Alves
Rubi intenso.
Notas de compota de frutos silvestres, ligeiro toque de especiarias e cacau fresco. Tudo envolto na tosta bem integrada das barricas
Na boca pressente-se a riqueza da fruta, é volumoso mas os taninos finos também conferem estrutura e intensidade; o final é longo, rico e persistente