2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010
O desafio para os enólogos de encontrar as quatro castas que, neste ano, apresentam a maior empatia e, em conjunto, produzem um perfil de vinho complexo e distinto.
O Outono e o Inverno foram mais frios e chuvosos do que no ano anterior, registando-se os maiores níveis de precipitação e as temperaturas mais baixas entre Novembro e Fevereiro. Ainda assim, a temperatura e precipitação estiveram dentro dos valores médios dos últimos 18 anos. A Primavera teve temperaturas mais altas que em 2016, levando à antecipação dos estados fenólicos. De Fevereiro a Agosto/Setembro, durante o ciclo vegetativo, as temperaturas médias foram mais elevadas do que a média, com o seu pico a 13 de Julho com uma temperatura máxima de 46,3ºC, percebendo-se desde logo que a maturação ocorreria mais cedo.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza xistosa e estrutura franco-argilosa
IDADE DAS VINHAS
16 anos
Fermentação com temperaturas controladas (22º a 25ºC) em lagares com pisa a pé, cubas de betão e cubas de inox.
Estagiou durante 6 meses entre cuba de betão e barricas de carvalho francês, seguidos de mais 6 meses em garrafa, antes de ir para o mercado.
Vinho regional alentejano que resulta do melhor lote de quatro castas tintas, bem-adaptadas ao terroir e que se evidenciem a cada vindima. Cada casta é vinificada em separado, de forma a realçar as características singulares de cada uma.
David Baverstock e Sandra Alves
Aspecto límpido, cor rubi concentrada.
Aromas finos e vibrantes do Alfrocheiro combinados com as notas de violetas e frutos azuis da Touriga Nacional.
Na boca, o Alicante Bouschet contribui com uma textura aveludada e firme, enquanto o Syrah consolida a intensidade num conjunto elegante e equilibrado.