2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011
Um vinho para todas as ocasiões. Com perfil equilibrado e gastronómico, retrata os melhores aromas e sabores das uvas alentejanas.
Veja todos os prémios conquistados por Monte Velho aqui.
O Outono e o Inverno foram mais frios e chuvosos do que no ano anterior, registando-se os maiores níveis de precipitação e as temperaturas mais baixas entre Novembro e Fevereiro. Ainda assim, a temperatura e precipitação estiveram dentro dos valores médios dos últimos 18 anos. A Primavera teve temperaturas mais altas do que em 2016, levando à antecipação dos estados fenológicos. A Primavera quente e seca garantiu o desenvolvimento saudável das uvas. O início do Verão começou por ser mais quente do que no ano de 2016 (+2,0ºC), o que levou a uma antecipação do início da maturação. Os meses de Agosto e Setembro acabaram por decorrer com temperaturas mais baixas do que em 2016, com a maturação das uvas a ocorrer mais rapidamente e os níveis de açúcar mostrando-se mais elevados, o que originou vinhos brancos mais encorpados, com notas de fruta madura, e vinhos tintos ricos e concentrados.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza granítica/xistosa, estrutura franco-argilosa.
IDADE DAS VINHAS
16 anos
Desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cubas de inox com temperaturas controladas, prensagem, fermentação maloláctica.
Estágio de 3 meses em cubas de inox.
A primeira colheita do Monte Velho data de 1991 e chegou pela primeira vez ao mercado em 1992, na época com um custo de prateleira de 200 escudos. Inspirado no primogénito Esporão Reserva, o Monte Velho revolucionou o consumo de vinho diário, levando à mesa um vinho de qualidade a um preço acessível. Passados 30 anos, o percurso desta marca fica marcado por uma evolução significativa. Em 2020 foram vendidas, em mais de 50 países, 7 milhões e 400 mil garrafas de Monte Velho e, desde 2013, que este regional alentejano é produzido totalmente em modo de produção integrada.
A história do Monte Velho está intimamente ligada ao território que lhe dá origem, sendo por isso um vinho marcadamente alentejano pela sua diversidade de castas e perfil. Os vinhos são da responsabilidade da equipa liderada pela Sandra Alves, resultando da conjugação da natureza e da tradição vitivinícola, aliadas à experiência e inovação que caracterizam o Esporão.
David Baverstock e Sandra Alves
Aspecto límpido, cor rubi.
Aroma de frutos vermelhos e bagas silvestres, bem envolvidos em notas subtis de especiarias.
Fresco, intenso e com estrutura sólida, boa textura.