2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011
Expressar o potencial desta casta que, harmonizada com os solos e o clima da Herdade do Esporão, origina um vinho varietal aromático, equilibrado e único.
A Primavera teve temperaturas mais baixas e maior humidade do que em anos anteriores – condições climatéricas ideais para as doenças fúngicas nas videiras, implicando um cuidado acrescido nas vinhas para evitar os ataques de míldio. As temperaturas mais frescas nesta altura do ano proporcionaram um período de crescimento vegetativo mais longo e, apesar do calor que se fez sentir a partir de Julho, o início da vindima aconteceu cerca de 10 dias mais tarde do que o habitual. O tempo quente continuou ao longo da colheita, a qualidade da fruta foi excelente e, apesar do calor, os níveis de açúcar permaneceram normais, com a acidez um pouco mais baixa do que o normal.
GEOLOGIA DO SOLO
Natureza granítica/xistosa, estrutura franco-argilosa
IDADE DAS VINHAS
11 anos
Prensagem, decantação estática do mosto, fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox, centrifugação, estabilização, filtração.
Verdelho é um vinho regional alentejano que resulta desta casta branca com excelente adaptação ao terroir da Herdade do Esporão, pretendendo realçar as suas características singulares. Este vinho realça a mineralidade, frescura e exotismo desta casta, tipicamente utilizada nos vinhos da Madeira.
David Baverstock e Sandra Alves
Aspecto cristalino, cor citrina esverdeada.
Varietal característico, pressentem-se as notas frutadas de maracujá, tangerina e lima.
Na boca é fresco, elegante e intenso, com apontamentos minerais e um final longo e delicado.