O desafio para os enólogos de encontrar duas castas que nesse ano apresentam a maior empatia e em conjunto produzem um perfil de vinho complexo e distinto.
O Inverno muito seco e as temperaturas acima da média na Primavera e no Verão determinaram o início antecipado da vindima. Apesar das temperaturas elevadas, não houve calores extremos e, durante a vindima, o tempo manteve-se seco, proporcionando uma qualidade notável das uvas, que se traduziu em vinhos de aromas frutados, intensos e persistentes.
ROUPEIRO
GEOLOGIA DO SOLO
Solo de origem granítica
IDADE DAS VINHAS
22 anos
ALVARINHO
GEOLOGIA DO SOLO
Solos com textura franco-argilosa
IDADE DAS VINHAS
6 anos
Prensagem moderada em prensa pneumática, decantação estática do mosto, fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox a 14ºC, estágio sobre as borras finas, filtração.
Em cubas de inox, sobre as borras finas.
Vinho regional alentejano que resulta do melhor lote de duas castas brancas de cada vindima, com excelente adaptação ao terroir da Herdade do Esporão, em que cada casta é vinificada em separado, pretendendo realçar as características únicas de cada uma delas.
David Baverstock e Sandra Alves
Aspecto límpido, cor citrina.
As notas limonadas misturam-se com os apontamentos das frutas brancas, que lembram o alperce fresco, e um ligeiro vegetal que confere e amplifica a frescura.
Na boca é vibrante e rico, com apontamentos minerais, final longo e persistente.