Vinhos produzidos apenas em anos de excepção, a partir de parcelas singulares na Herdade do Esporão, que permitem expressar o potencial e o carácter original da casta.
Produção Integrada (certificado)
Ano extraordinariamente seco com uma precipitação anual muito abaixo da média, que induziu o atraso no ciclo vegetativo, implicando, por sua vez, um atraso de duas semanas na vindima. Ano de baixa produção, mas com uvas de grande qualidade e concentração.
GEOLOGIA DO SOLO
Textura Franca, cor clara, pedregosos e pouco profundos.
IDADE DAS VINHAS
14 anos
Fermentação com temperaturas controladas (28ºC) em cubas de inox de pequena capacidade.
Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho Francês e Americano, seguidos de mais 18 meses em garrafa antes de ir para o mercado.
Nasceu na Vinha do Telheiro onde, há 12 anos, foi plantada a Syrah em solos de textura franca, cor clara, pedregosos e pouco profundos.
É um vinho produzido apenas em anos de excepção, resultante de um intenso trabalho de experimentação e colaboração entre as equipas de enologia e viticultura da Herdade do Esporão. Tal trabalho assenta na vinificação de pequenos lotes da mesma casta provenientes de talhões distintos, em que o objectivo final é compreender e potenciar o carácter de cada casta associado ao tipo de solo e microclima em que está instalada.
Vinha do Telheiro
David Baverstock e Luís Patrão.
Cor opaca.
Nariz expressivo, com notas subtis de tosta e sugestões de mocha.
Cremoso, com taninos afinados e acidez que conduz a um final bastante persistente.